O B.boy Pelezinho venceu nesta ultima terça-feira, 4 de maio, o 1º lugar da classificação solo do EuroBattle 2009, que rolou em Paris. O campeonato mundial de breakdance acontece todos os anos e envolve 5 categorias na competição – Bboying, Bgirling, Locking, Popping e Newschool. É a primeira vez na história que um brasileiro conquista o 1º lugar no Eurobattle – maior evento do estilo –, e vence os fortes concorrentes representantes do EUA, Coreia e França. Referência mundial no breakdance, Pelezinho voltou da Europa ontem, quinta-feira, e cedeu uma entrevista exclusiva para o blog. Confira em primeira mão um pouco do que o campeão passou ao ganhar este título precioso e inédito no Brasil.
Como é ganhar um Eurobattle? Você pode descrever um pouco a sensação?
Não somente o EuroBattle, mas vencer qualquer campeonato de nível mundial é muito gratificante. Pois isso prova mais uma vez pra mim mesmo e para todos que estou entre os melhores do mundo. Quanto a minha sensação no momento é e foi simplesmente única.
O que você fez para chegar em primeiro lugar? Pode falar um pouco da sua trajectória?
Desde o primeiro momento em que fui convidado para representar o Brasil no EuroBattle, simplesmente foquei no meu objectivo e me preparei meses antes para dar o meu melhor nesse campeonato. Na hora das batalhas procurei não deixar dúvidas e fazer uma performance diferente, objectiva e limpa.
Qual foi o seu diferencial em comparação aos outros concorrentes? Você acha que os elementos da cultura brasileira que você incorpora na sua apresentação foram essenciais para ganhar o primeiro lugar?
Meu diferencial com certeza foi a ginga brasileira, pois é algo que já nasce no nosso sangue. Mas como o breakdance não é uma dança típica brasileira, ela, ao decorrer dos anos, sofreu modificações e adaptações de passos. Assim cabe ao melhor Bboy saber perfeitamente executá-los e ter uma boa estratégia nas batalhas.
O Brasil sempre foi bastante respeitado em campeonatos, mas nunca ganhou o primeiro lugar. Você acha que a sua vitória representa um novo período paras as crews brasileiras ou foi um factor isolado? O que você acha que falta para que O Brasil chegue no status de crews como a da Coreia, dos Eua e da França?
De fato, é o primeiro campeonato de breakdance, de nível mundial, onde o Brasil fica em 1° lugar. Com essa conquista creio que poderá servir de incentivo e talvez como referência para outros Bboys e crews do Brasil. Quanto ao status do Brasil na cultura urbana, infelizmente há poucos recursos nesse sector, não há credibilidade e nem apoio cultural adequado, falta incentivo aos novos talentos, falta patrocínios e, é pouco o incentivo do próprio departamento de cultura no Brasil. No meu ponto de vista, nosso país é muito empobrecido culturalmente e infelizmente ainda há um preconceito contra as artes urbanas.
Você já realizou seu sonho? Quais são seus planos futuros?
Infelizmente ainda não realizei meu sonho, pois meu sonho de verdade é conquistar mais títulos para o Brasil, e ser sempre referência no mundo como Bboy. Meus planos futuros é trabalhar bastante, educar meu filho e constituir uma família.
Você tem alguma mensagem para mandar pro seus fãs e para os que batalham para chegar onde você chegou?
Sem sacrifícios não há glória.
By Anderson Thug, blog Nação HipHop
quinta-feira, 11 de junho de 2009
entrevista com b.boy pelezinho
Marcadores:
entrevista com b.boy pelezinho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário